segunda-feira, 19 de julho de 2010

39 ou 40 ANOS DE CASADO

Recentemente conheci um casal muito interessante: Sr Delair e Dona Maria de Jesus. Logo me lembrei de meus pais quando os vi. Pela cumplicidade, pelas doces implicâncias. Esta semana eles completam 39 ou 40 anos de casado. A filha não soube me afirmar ao certo, mas nos dias hoje, onde os casais terminam antes até mesmo de sua existência, um ano a mais ou a menos não fará nenhuma diferença.
Quando criança não entendia ao certo a união de meus pais. Minha sofria com as loucuras e bebedeiras de meu pai, que começavam as sextas-feiras e terminavam no domingo a noite. Lembro de ter visto meu pai golpear a barriga de minha quando ela estava grávida de um de meus irmãos. E essa união durou quase trinta anos, sendo interrompida apenas pela morte de meu pai.
Meu relacionamento com meu pai nunca foi dos melhores, pelos motivos que expus em posts anteriores. Mesmo assim era meu ídolo e sinto sua falta e minha mãe mais ainda. Lembro de seus últimos dias e a cumplicidade que existia entre eles. Lembro da troca de afeto e preocupação. Os dias de guerra tinha ficado para trás, dando lugar a dias de paz e amor. Certa vez fomos buscar meu pai no instituto do coração, nas Laranjeiras. Ele, recém infartado, tinha feito um cateterismo e estava liberado. Não tínhamos dinheiro para pagar um taxi até Realengo e encaramos quase quatro horas de ônibus. No segundo ônibus em que fizemos a baldeação, não havia um lugar e ficamos em pé. De repente surgiu um banco vazio e meu pai, vendo que minha mãe estava muito cansada, obrigou-a a sentar. Na minha cabeça o doente era ele, mas quem precisava de uma demonstração de carinho e afeto naquele momento era ela. Ele percebeu. Parece um gesto pequeno, mas são destes pequenininhos que as relações são construídas.
Imagino esse casal. Esta relação foi construída com quantos gestos pequenininhos? Ora, são 39 ou 40 anos de casamento. Esses pequenos gestos surgem a todo momento, a cada hora. As vezes nos preocupamos com grandes presentes, flores, cestas, mas estes gestos acontecem apenas um ou outra vez. Pior, é que muitas vezes só olhamos para estes grandes gestos e não damos valor aos pequenos. Por isso que as relações acabam antes de seu começo. É preciso que pratiquemos os pequenos gestos e passemos a olhá-los com o valor que merecem.
Deus queira que encontremos uma relação que dure pelo menos 3 ou 4 anos, pois uma 39 ou 40 anos está em extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário