terça-feira, 29 de junho de 2010

A MULHER

Esses dias, refletindo entre um livro e outro, assisitindo DVDs, vi o quanto a sociedade mudou e alguns papéis se inverteram. É impressionante o poder da mulher e o quanto está independente. Ela não precisa mais do homem para nada. Ela sustenta-se sozinha, tem bom emprego, cargo e é bem sucedida. É forte, emocionalmente independente e em alguns casos não precisa do homem nem quando o assunto é sexo. Lembro de uma época onde a mulher era submissa, não dando nenhum passo sem que homem consentisse ou determinasse o que deveria ser feito. Lembro de uma época onde o homem pagava escolhia o programa, o lugar para jantar e pagava a conta. Quando convidei minha namorada para sair na primeira vez tive que dar duas opções para que ela escolhesse o local para jantarmos e no final ainda queria dividir a conta comigo. É logico que recusei, pois ainda continuo demodê e não me habituei com certas mudanças. Eu não sabia se era mais o caçador ou a caça.

Eu sei, você já ouviu isso antes. Matérias de jornais e revistas, especialistas, pisicólogos, pisicanalistas, filósofos, historiadores e até aquela apresentadora chata do Superpop. Mas você nunca ouviu sob a ótica de uma das vítimas dessas caçadores maquiavélicas: o próprio homem.

A verdade que esta troca de papéis e principalmente, a autonomia feminina, só serviu para revelar a verdadeira faceta do homem: sua fragilidade. A mulher faz conosco o que quer, principalmente quando nos apaixonamos. Um homem apaixonado é a presa mais fácil que se possa imaginar. Ele consegue ser bobo e muitas vezaes ridículo. Chega ao extremo de enviar flores, cestas de café da manhã. Ligar toda vez que a saudade aperta (isso acontece a cada uma hora). Já soube de casos em que foi feito até uma serenata.

Lembram da minha amiga Camila? Aquela do Wii. Pois bem, ela estava saindo com um rapaz, um micro empresário. Noites e noites em bares, boates. Quando ela me descreveu o rapaz eu percebi que não daria certo. Ela, separada a menos de um mês, independente, bom cargo numa empresa, líder de equipe, dura, firme, muitas vezes até seca. Ele, separado há um ou dois anos, com um problema sério no término desta relação, onde não pode ver os filhos. Pobre rapaz, apaixonou-se por ela. Amigo, um homem apaixonado é o ser mais bobo do mundo. Ele é capaz de tudo para agradar a mulher, trocando os pés pelas mãos, sentindo a necessidade de fcar o tempo dela o tempo todo. Com menos de um mês já queria morar junto com ela. É claro que ela daria um basta nisso. Você deve está pensando o quanto ele é imaturo e que provavelmente dever ser muito jovem. Ela tem 31 anos e ele 35. Acho que pela história de vida dele e idade, já possui maturidade suficiente para entender que o tempo não pode ser acelerado e que deve seguir seu curso normal. Quando menos esperamos ele simplesmente acelera e chega aonde queremos. Mas a paixão despertou sua fragilidade.

Todo homem é frágil e carente. Isso é um fato. Fingimos ser forte para medir força e tentar conquistar a mulher, que não aceita ninguém frágil de seu lado e não quer ninguém para medir forças com ela. A mulher não quer alguém carente do seu lado. É realmente um ser cheio de antagonismos e ao mesmo tempo fascinante. Caso o homem não a procure, não dê aquela ligadinha no dia seguinte ou até mesmo o envio daquela mensagem, ele é insensível e só quis usá-la. É o que ela tem feito conosco ultimamente, mas você não pode fazer o mesmo. E quando ele liga, diz que aquela noite foi maravilhosa e coisa e tal? Ele é pegajoso, grudento, entre outras coisas. Eu por, exemplo, vivo este dilema. A saudade sempre aperta. Tenho vontade de vê-la, ligar, mandar mensagens, sei lá. Mas não posso fazer isso, pois demonstraria carência, fragilidade e ela sairia correndo. Não sem antes me dá um pé na bunda. Na verdade, ela não correria. Com seu sapato alto estiloso ela marcaria meu traseiro e depois sairia andando de cabeça erguida, no melhor estilo das personagens de Sex And City.

O homem, quando se apaixona, não pode demonstrar. Eu mando flores, faço declarações, crio clima no carro com a ajuda de Roberto Carlos. Fico bobo. Quero vê-la durante a semana e fico imaginando mil coisas para agradá-la. É toda a fraglidade exposta que ela não quer. Olhem que dilema. Ser homem nos dias de hoje não é fácil. Conquistar uma mulher, mais difícil ainda. Permanecer ao seu lado é tarefa árdua, que requer muito trabalho e sorte.

Bom, se você é homem e apaixonado como eu, vai minha dica. Minta. Finja. Seja falso. Não deixe que ela descubra o quanto é frágil e carente. Não deixe que ela perceba que você é igual aos demais de nossa espécie e que pertencemos a uma padrão. Que esta carência está em nosso DNA. Caso ela descubra, reze. Torça para que ela releve e ache engraçado. Torça para que você a encante naqueles quinze segundos que antecedem o abraço. Naqueles vinte segundos que antecedem aquela troca de olhar a cinco centímetros. Não perca tempo, beije-a. Acho que é seu dia de sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário