domingo, 27 de junho de 2010

IGREJA VIRTUAL

Hoje, na volta de um passeio, conversava com minha namorada (sim, estou namorando, mas não vou falar sobre isso agora) sobre uma forma de ganharmos dinheiro. Vieram várias idéias, desde a venda de meu corpo, mas logo vimos que não ganharíamos muito, a denúncia de baloeiros. Logo uma idéia nos chamou a atenção. Por que não abrir uma igreja? Mas não pode ser uma igreja igual as demais. Deveria ser uma igreja diferente, que destaca-se das demais. Algo que mexe-se com as pessoas, que as toca-se. Imagine uma igreja virtual.

Ora, estamos numa era onde a informação chega através de um click. Como a fé é abstrata, nada como um reino virtual para que a mnsagem DELE possa ser propagada. Pense se pudéssemos falar com ELE num clicar de e-mail. Isso mesmo. E tivéssemos um canal direto, onde pudéssemos enviar todos nossos pedidos, lamentos e agradecimentos no corpo de um e-mail? O endereço seria: GOD@reinodosceus.com. E o orkut? Não seria o máximo receber uma mensagem no Orkut com ELE pedindo para ser seu amigo? E o Facebook? O DELE não teria foto. Teria apenas os dizeres: "Você é minha imagem e semelhança". E o Twitter? Que máximo seria twittar com ELE. Sem falar em seus comentários para os fatos do mundo. Saberíamos se numa época de copa do mundo ELE realmente é brasileiro. Mas depois de ver a seleção do Dunga jogar ele vai torcer por Gana. Ninguém merece o Josué e o Júlio Batista. E as roupas do Dunga?

Depois, com mais calma em meu quarto, pensei melhor e refleti nos impactos que esse DEUS tecnológico teria em nossas vidas. Imaginei logo as principais orações circulando pela rede. ELE teria um site, é claro. Neste site o usuário, digo, fiel, teria acesso as principais orações. Teria um link para cada santo. Minha tia solteira, por exemplo, clicaria em Santo Antonio e teria acesso a todas as preces e orações para que finalmente aparecesse aquele príncipe encantado em sua vida, atendendo a todos os pré-requisitos. Por falar no santo casamenteiro, tenho um aamiga que irá a igreja no dia santo para reclamar e devolver o seu ex-marido. Bom, ela estava separada há um ano mais ou menos e no da do santo foi fazer seu pedido. Voltou para o ex, mas o rapaz virou ex de novo. Ela acha que o santo não entendeu muito bem seus pedidos. Em mais um click o fiel poderia clicar em qualquer site de relacionamento. Seria muito mais rápido e direto. O infiel faria suas confissões por e-mail e receberia a penitência num sim clicar DELE no botãoo "responder". E quando ele quisesse dar seu recado a humanidade bastaria clicar no "responder a todos" e cada fiel receberia SUA mensagem. ELE também teria um blog. Nossa, já imagino SEUS sermões.

Talvez a idéia não fosse tão boa assim. Evangelizar viraria corrente. Imagine você recebendo as orações de cada fiel que acessasse o link? No final do texto teria uma frase dizendo para repassar para sete pessoas pois a mensagem DELE precisar chegar a todos. Toda a extensão de e-mail DELE seria bloqueada pelas empresas. Muitas empresas iriam querer patrocinar seu site. Ora, com tantos acessos, seria recordistas de assinantes. Quanto valeria essa base de dados? Já vejo empresas de cartões querendo pagar fortunas. E quem não sabe nada de informática e internet? Não entraria no reino dos céu virtual? Teria ainda a lentidão dos servidores, que ficariam sobrecarregados com tantos acessos.

Acho que nem ELE gostaria dessa idéia. As relações perderam tanto de sua humanidade com a tecnologia, que o contato com ELE perderia sua religiosidade. E também, para falar com ele rápido, não precisamos de nehum clique. Basta fechar os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário